Ponticelli saúda chegada do novo Bispo a Tubarão
O deputado Joares Ponticelli (PP) saudou a chegada do novo Bispo à Diocese de Tubarão. A ordenação e posse do monsenhor João Francisco Salm como Bispo de Tubarão, na manhã de sábado (24), na Catedral Diocesana, mobilizou a Igreja Católica de Santa Catarina. Diversas caravanas de padres e fiéis de todo o estado se deslocaram para assistir belíssima cerimônia que durou quase três horas. O arcebispo metropolitano da Capital, Dom Wilson Tadeu Jönck, e outros dois bispos convidados presidiram a celebração.
Entre as autoridades que prestigiaram a ordenação e posse de Dom João estavam o governador Raimundo Colombo, os deputados federais Edinho Bez e Esperidião Amin, acompanhado da ex-prefeita Angela Amin, os deputados estaduais Joares Ponticelli (PP) e José Nei (PSD), o prefeito de Tubarão Felipe Collaço (PSD), de Capivari de Baixo, Luiz Carlos Brunel Alves (PMDB) e o secretário regional Haroldo Silva (PSDB).
O novo bispo de Tubarão, padre João Francisco Salm, 60 anos, foi administrador arquidiocesano da Arquidiocese de Florianópolis de março a novembro de 2011. Depois disso, exerceu as funções de ecônomo arquidiocesano e coordenador da Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Florianópolis. Foi membro, por diversos períodos, do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Florianópolis, como representante dos seminários da Arquidiocese. Ele vem para substituir Dom Wilson Tadeu Jönck, transferido para a Arquidiocese de Florianópolis. A diocese de Tubarão estava vacante desde 28 de setembro do ano passado. Nesse período, o padre Sérgio Jeremias exerceu a função de administrador diocesano.
A nomeação de monsenhor João Francisco Salm a bispo foi publicada em Roma no dia 26 de setembro. O padre nasceu no dia 11 de outubro de 1952, em São Pedro de Alcântara, e ingressou no Pré-Seminário de Antônio Carlos aos 12 anos.