Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/12/2022 - 18h16min

Plenário aprova cinco projetos de lei de Marlene na última sessão do ano

Imprimir Enviar
Deputada Marlene Fengler

Uma nova lei vai garantir que gestantes com deficiência auditiva possam contar com a presença de intérprete/tradutor de Libras durante o trabalho de parto, no parto e no pós-parto imediato em hospitais, maternidades e estabelecimentos similares na rede pública e privada de Santa Catarina. A iniciativa é um dos cinco projetos de lei de autoria da deputada Marlene Fengler (PSD) aprovados nesta terça-feira (20), na última sessão da Assembleia Legislativa, neste ano.

Marlene apresentou a proposta por sugestão de uma mulher surda que se sentiu desamparada durante o parto por não conseguir se comunicar com nenhum integrante da equipe médica. "As políticas públicas devem ser para todas as pessoas e esse projeto foi apresentado com o objetivo de garantir o direito ao atendimento humanizado e integral à gestante parturiente que não escuta, num dos momentos mais relevantes na vida de uma mulher", defendeu a autora. O projeto prevê que os profissionais devem ser livremente escolhidos e contratados pelas gestantes e parturientes, desde que atendam à lei federal que regulamenta o exercício da profissão de tradutor e intérprete de Libras. Esses profissionais não vão gerar ônus e nem terão vínculo empregatício com os estabelecimentos de saúde.

Outro projeto de lei aprovado obriga hospitais e maternidades das redes pública e privada a oferecer a pais e responsáveis de recém-nascidos treinamento em primeiros socorros em casos de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita de bebês. Marlene observou que recentemente a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) estimou que 15 bebês morreram engasgados por dia, neste ano. Um estudo mais abrangente do Sistema Único de Saúde (SUS) mostrou que, entre 2009 e 2019, o número de mortes por engasgo notificado em crianças de 0-9 anos, no Brasil, foi de 2.148 óbitos. Do total de mortes, 72% foram bebês menores de 1 ano, e 21,6% crianças de 1 a 4 anos. "É essencial para quem convive com crianças pequenas saber manobras de primeiros socorros, porque nem sempre dá tempo de esperar pelo socorro ou salvar a criança com orientação de socorristas e bombeiros por telefone", defendeu a parlamentar.

O plenário aprovou ainda o PL 50/2021, que garante prioridade na tramitação de processos e procedimentos e na execução de atos e diligências judiciais, em ações cíveis e criminais decorrentes de estupro e de feminicídio em Santa Catarina. O quarto projeto aprovado prevê isenção de pagamento de taxas de revalidação de diplomas de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado a refugiados e apátridas em situação de vulnerabilidade e um quinto consolida as leis de denominação de bens públicos no estado. Com mais esses cinco, a deputada alcança a aprovação de 18 novas leis entre os 38 PLs que apresentou no mandato.

Ao se pronunciar na tribuna, Marlene agradeceu "a honra de ter cinco projetos de lei aprovados durante a sessão" e também destacou os quatro anos de aprendizagem e de convivência com os demais parlamentares, além de algumas ações como a criação da Bancada do Oeste, que garantiu recursos históricos para todo a região do Grande Oeste.

 

Rossani Thomas
Assessoria de Imprensa Dep. Marlene Fengler
Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Fone: (48) 3221 2692 / (48) 9 9963 3236
rossanithomass@gmail.com

Voltar