Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/11/2012 - 12h34min

Planos do governo federal para ferrovias no estado animam Dresch

Imprimir Enviar
Reunião com o ministro dos Transportes, Sérgio Passos

O deputado Dirceu Dresch (PT), coordenador da Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias, saiu otimista da reunião na última quarta-feira (14), em Brasília, com o ministro dos Transportes, Sérgio Passos, e com o presidente da Empresa Estatal de Planejamento Logístico (EPL), Bernardo Figueiredo. A meta do governo federal é licitar as obras ferroviárias que cortam o estado em 2013.
“O ministro deixou muito claro que as ferrovias são prioridade do governo ao afirmar que nunca houve uma decisão tão forte para se construir ferrovias no Brasil como agora”, informa Dresch. A reunião foi muito concorrida, com parlamentares catarinenses, gaúchos e mineiros e do nordeste, todos querendo saber sobre os projetos ferroviários em suas regiões. Para Dresch, a reunião foi muito positiva porque clareou as dúvidas e foram fixados prazos. A licitação dos projetos de viabilidade técnica da ferrovia Leste-Oeste, que vai de Dionísio Cerqueira até Itajaí, e do trecho da Norte-Sul, que vai ligar o Oeste catarinense ao Sudeste e ao Centro-Oeste do país vai ocorrer ainda este ano. “O governo quer os projetos prontos para licitar a construção dessas obras já em 2013”, disse Dresch.
Também foi confirmada a recuperação e readequação da ferrovia já existente entre São Paulo e Porto Alegre, que passa por Mafra e Lages. A obra está incluída no plano de concessões de ferrovias divulgado pelo governo federal. “O governo quer licitar todas as obras com projetos de viabilidade técnica e com projeto básico já concluídos até julho de 2013, e essa ferrovia está incluída. Mas não será uma simples reforma, será uma reestruturação da ferrovia, haverá uma reavaliação do traçado e da bitola para garantir maior velocidade e tornar a linha mais competitiva em termos de logística de transporte, inclusive de passageiros”, informa Dresch.
Também participaram da reunião o deputado estadual Sílvio Dreveck (PP) e os deputados federais  Rogério Mendonça (PMDB), Celso Maldaner (PMDB) e Pedro Uczai (PT), presidente da Frente Nacional das Ferrovias.

Convite
Dresch aproveitou a reunião para convidar o presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, para que venha a Santa Catarina falar sobre os planos logísticos para o país e sobre  os projetos ferroviários que incluem o estado. A vinda de Figueiredo pode ocorrer ainda este ano.

Voltar