Planalto Norte catarinense precisa de política de incentivos, diz Silvio Dreveck
O único jeito de promover o desenvolvimento do Planto Norte catarinense é criar uma legislação de incentivos voltados à região, criando instrumentos nesse sentido, declarou hoje o vice-líder do PP, deputado Silvio Dreveck, a respeito da questão da diferenciação entre o ICMS de Santa Catarina e o Paraná, que será a questão central de audiência pública no próximo dia 26 em Porto União. Silvio lembrou que por várias oportunidades tratou desse tema, inclusive com o governo do Estado, e que apenas uma política de incentivos pode sanar as divergências.
Silvio lembrou que o Paraná tem ICMS mais baixo para alguns produtos, e mais alto, para outros. A tributação para a cesta básica, por exemplo , é zero no Paraná. “O Distrito Industrial de Porto União tem uma taxação de 5% a mais do ICMS em relação ao Paraná. Daí, o empreendedor daquela região prefere migrar para a vizinha Rio Negro, no Paraná”, comentou o parlamentar.
Com relação à ligação via ferroviária do Oeste ao Litoral, conforme está sendo planejado, Silvio observou que o Planalto Norte é a segunda região (depois do Oeste) considerada grande celeiro de grãos, entre outros produtos, e que, portanto, precisa de igual atenção. “Mas o que precisamos é fortalecer a infraestrutura da região, para tornar seus produtos ainda mais competitivos”, concluiu Silvio.