Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/05/2021 - 16h54min

PL transforma futuro santuário em Ituporanga em ponto turístico religioso

Imprimir Enviar
Deputado Milton Hobus
FOTO: Solon Soares/Agência AL

O futuro Santuário de Louvor, em Ituporanga, já nasce grandioso. Além da estátua de Nossa Senhora de Lourdes, que chegará a 40 metros de altura, o local deve se transformar em ponto turístico religioso do Estado. Projeto de lei em debate na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) torna a área de interesse turístico e inclui seus eventos e celebrações no calendário oficial catarinense.

“O turismo religioso é muito importante para um Estado tão devoto como o nosso. Ele não só reúne fiéis, como também desenvolve os municípios. E esse investimento de Ituporanga vai deixar uma grande marca para a cidade”, destaca o deputado Milton Hobus (PSD), autor da proposta que foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça dessa semana.

De acordo com o parlamentar, os benefícios desses roteiros de fiéis podem ser observados em muitas regiões catarinenses que possuem pontos turísticos e grande calendário de celebrações. Entre eles, o desenvolvimento social e econômico.

Um exemplo é o Santuário Santa Paulina, em Nova Trento, o segundo principal destino religioso do país em número de turistas/fiéis. São 840 mil por ano, mostra pesquisa recente do Sebrae, atrás somente do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. No país, o segmento movimenta 17,7 milhões de viagens domésticas.

Hobus destaca ainda que esse tipo de turismo é muito benéfico, pois são pessoas motivadas pela fé que procuram conhecer mais a história do destino religioso. Ela ajuda a economia local com os serviços de alimentação, transporte, fretamento, alojamento, como se observa em Nova Trento.

Atualmente, Santa Catarina conta com a Rota do Turismo Religioso, que engloba 12 regiões, 22 santuários e centenas de destinos para peregrinação. O Caminhos do Alto Vale, por exemplo, engloba rotas em Rio do Sul, Salete e Ibirama.

O projeto de lei 154/2021 segue agora para a análise dos deputados da Comissão de Turismo e Meio Ambiente.

 

Jacson Almeida
48 999190764
Assessoria de Imprensa 
Deputado Milton Hobus

Voltar