Projeto reconhece Lebon Régis como Cidade Coração do Contestado
A Comissão de Constituição e Justiça aprovou nesta terça-feira (25) o Projeto de Lei 108/2017, de autoria do deputado Rodrigo Minotto (PDT), que reconhece Lebon Régis como a Cidade Coração do Contestado. O PL ainda precisará ser analisado na Comissão de Educação, Cultura e Desporto antes de ir a plenário. Ele recebeu o pedido do prefeito Douglas Mello.
Na justificativa, o parlamentar explica que o município de Lebon Régis foi um dos maiores protagonistas da Guerra do Contestado, conflito armado entre a população cabocla e os representantes dos poderes estaduais e federais brasileiros travados entre outubro de 1912 e agosto de 1916.
Atualmente estes lugares guardam lembranças do embate e que necessitam ser preservadas, como cemitérios da época da guerra, trincheiras de pedra utilizadas pelos sertanejos, casa da época, igrejas, capelas e cerca de 12 crematórios, descobertos recentemente por pesquisadores, e que eram utilizados para queimar corpos de vítimas das batalhas.
“Buscamos a valorização do município como protagonista da Guerra do Contestado para resgatar suas raízes. Isso será refletido no turismo e, consequentemente, na geração de renda para a população lebonregense”, explica o deputado Minotto.
Assessoria de Imprensa Deputado Rodrigo Minotto (PDT)
João Manoel Neto – 03146/JPSC
(48) 9 8406-6695