Pinhão da merenda escolar deverá ser adquirido diretamente da Agricultura Familiar
O projeto de lei foi aprovado na sessão itinerante da Alesc em Lages
Durante a sessão itinerante em Lages, foi aprovado o projeto de lei do deputado Neodi Saretta (PT), com coautoria do deputado Marquito (Psol), que garante que o pinhão, já presente na merenda escolar da Rede Estadual de Ensino, seja adquirido diretamente de agricultores familiares, empreendimentos familiares rurais e da economia solidária de Santa Catarina. A iniciativa busca fortalecer a renda de pequenos produtores e promover a valorização econômica e cultural do alimento, um símbolo da região serrana.
Saretta destacou a importância de apoiar a agricultura familiar e o comércio justo, beneficiando quem trabalha diretamente com a produção de pinhão, especialmente nas comunidades da região serrana do estado. “Aprovamos hoje um projeto que valoriza esses produtores e assegura que o pinhão nas escolas de Santa Catarina venha do trabalho de famílias que dependem dessa atividade para o sustento,” afirmou o deputado.
Além de impulsionar a economia local, a proposta também reforça a oferta de alimentos de qualidade para os estudantes. Estudos da Embrapa Florestas apontam que o pinhão é um alimento rico em fibras e nutrientes essenciais, adequados para a alimentação de crianças e adolescentes. “Com a compra direta, o projeto promove um ciclo de benefícios para os alunos, que recebem um alimento saudável, e para os agricultores, que têm garantida a venda de sua produção”.
A aprovação do projeto, especialmente em Lages, maior centro produtor de pinhão de Santa Catarina, reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e a preservação das tradições locais, que encontram no pinhão um de seus maiores símbolos econômicos e culturais.
Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: imprensasaretta@gmail.com
Fone: (48) 3221 2664
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310