Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/12/2024 - 16h05min

Petrobras anuncia maior encomenda em 10 anos de R$ 16,5 bilhões em Santa Catarina

Imprimir Enviar
Padre Pedro informa que as 12 embarcações serão construídas em Itajaí e Navegantes, mostrando a importância do governo Lula para Santa Catarina
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A Petrobras vai investir R$ 16,5 bilhões em Santa Catarina para construção e afretamento de 12 embarcações de apoio, a maior encomenda da empresa estatal em 10 anos. A informação foi confirmada pela Petrobras e comemorada pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT) que lembrou mais uma vez a valorização que o governo do presidente Lula tem dado a Santa Catarina. De acordo com a petroleira, serão criados cerca de 11 mil empregos diretos e indiretos.

As 12 embarcações, informou Padre Pedro, serão construídas em Itajaí e Navegantes em estaleiros próprios das empresas Starnav Serviços Marítimos e Bram Offshore e devem entrar em operação até 2028. Os contratos com a Petrobras foram assinados nesta quinta-feira (12), em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico, o Conselhão, em Brasília, para que as duas empresas façam cada uma seis embarcações de apoio do tipo Platform Supply Vessel (PSV).

“Essas embarcações que a Petrobras fará em nosso estado terão o que há de mais moderno em tecnologia, o que representa o engajamento do governo do presidente Lula com as melhores práticas sustentáveis e inovadoras, com projetos que atendem aos mais elevados padrões ambientais, sociais e de governança, essenciais para um futuro sustentável”, disse Padre Pedro.

No momento em que se debate a concessão do Porto de Itajaí, abandonado pelo governo anterior a ponto de paralisar totalmente suas operações, Padre Pedro destaca a opção da Petrobras por estaleiros já instalados em Santa Catarina. “Agora com a assinatura desses contratos fica definitivamente marcada a contribuição do governo Lula ao nosso estado, já que do governo estadual pouco ou nada se espera mesmo”, disse o deputado petista.

As embarcações de apoio às operações da Petrobras que serão construídas em Itajaí (Starnav) e Navegantes (Bram) terão um sistema propulsivo híbrido que combina motores elétricos e baterias com geradores movidos a diesel/biodiesel, diretriz firmada pela petrolífera para reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Os contratos fazem a exigência de 40% de conteúdo local na fase de construção.

 

 

 

Acompanhe Padre Pedro Baldissera


Padre Pedro Baldissera
Voltar