Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/04/2021 - 18h20min

Pandemia: represamento das cirurgias eletivas preocupa Dr. Vicente

Imprimir Enviar
Deputado Dr. Vicente e o diretor-executivo da Fehoesc, Adriano Ribeiro

Parlamentar discutirá assunto na reunião de Comissão de Saúde que acontece nesta quarta-feira (14)

O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) está preocupado com a falta de previsibilidade para que os hospitais possam voltar a realizar cirurgias eletivas que não necessitem de internação. Milhares de pessoas aguardam na fila pelo procedimento que está suspenso pelo governo do estado devido ao agravamento da pandemia de Covid-19. Ele discutiu a situação nesta terça-feira (13), com o diretor-executivo da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina (Fehoesc), Adriano Ribeiro. O deputado levará o assunto para a reunião da Comissão de Saúde nesta quarta-feira (14), às 9 horas.

Além da pandemia, outro ponto que pode prejudicar a retomada das cirurgias eletivas é a escassez de medicamentos anestésicos para a realização desse tipo de intervenção cirúrgica. “A falta desses medicamentos é uma questão nacional. Se já falta agora, imagine quando as cirurgias eletivas forem liberadas com milhares de pessoas aguardando na fila! É um problema que precisa ser enfrentado como prioridade de Estado”, opinou.

Procedimentos médicos que não sejam de urgência ou emergência foram suspensos em diversos momentos desde o início da pandemia, em março do ano passado. O diretor da Fehoesc estima que as cirurgias eletivas estiveram liberadas por cerca de apenas 60 dias nesse período, em momentos em que  houve arrefecimento na taxa de transmissão e na ocupação dos leitos hospitalares destinados à Covid-19 em Santa Catarina. Esse tipo de cirurgia é a fonte principal de recursos de vários hospitais no estado e o prolongamento da situação está asfixiando vários hospitais que necessitam da receita obtida para manter equipes médicas, sem falar no sofrimento de milhares de pessoas aguardando pelas cirurgias. “Além disso, milhares de pessoas sofrem nas filas com exames prontos aguardando agendamento ou mutirões de cirurgias”, aponta Dr. Vicente.

 

Assessoria de Comunicação

Deputado Dr. Vicente Caropreso – PSDB/SC

(48) 99127 8540

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar