Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/11/2013 - 16h12min

Padre Pedro entrega ao Papa Francisco obra de escritor catarinense

Imprimir Enviar

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) entregou, na quarta-feira (20), um exemplar do livro “Juventude: protagonismo e religiosidade”, do catarinense Padre Gilberto Tomazi, ao Papa Francisco. O encontro com o sumo pontífice aconteceu na saída da residência papal, na cidade do Vaticano. A comitiva catarinense que esteve na Itália também teve reuniões na Câmara dos Deputados do País, e foi recebida pelo embaixador do Brasil no Vaticano, Denis Pontes de Sousa Pinto.

Além do livro, Padre Pedro apresentou ao Papa as manifestações de devotos e religiosos pela beatificação do Frei Bruno, de Joaçaba. O deputado também entregou documento assinado pelo bispo da Diocese de Chapecó, Dom Manoel João Francisco, no qual solicita debate para mudança na legislação canônica permitindo que advogados leigos possam atuar na anulação do casamento religioso. Como 2014 será o ano da família para a Igreja Católica, a expectativa é que o debate ganhe relevância.

Padre Pedro destacou os avanços do Papa Francisco à frente da Igreja, a postura de clareza que adotou no Vaticano e afirmou que o livro entregue ao pontífice resume um pouco do papel de protagonismo da juventude, na sociedade e na igreja. “Foi um momento de emoção ter este contato próximo e também por dividir esta análise da juventude, à luz do Contestado, feita pelo Padre Gilberto”, disse o parlamentar.

Na avaliação de Padre Pedro, a construção de uma sociedade mais solidária, igualitária e fraterna, e que respeita a vida e o meio ambiente, passa pelo papel protagonista da juventude. “Precisamos pensar um espaço, como diz Padre Gilberto, no qual caibam todos e todas jovens. Acredito que este texto reforçará a visão de Francisco de que é preciso abrir os olhos da sociedade, e da Igreja, para uma nova juventude que se coloca diante de nós”, complementa o parlamentar.

O deputado ainda lembrou as lutas do povo campesino, e disse ter a certeza de que o Papa Francisco compreende a importância “revolucionária” da juventude do campo na busca por mudanças sociais objetivas. “A religiosidade e a fé são elementos sempre presentes nas lutas do nosso povo, e isso fica claro na ligação profunda entre os movimentos sociais e a igreja contemporânea”, disse.   

A Obra “Juventude: protagonismo e religiosidade”, segundo o autor, Padre Gilberto Tomazi
A obra foi pensada a partir do pulsar juvenil do Contestado (1912-1916), uma região do estado de Santa Catarina, campo de conflitos no começo do século XX. Na sua versão de mística e resistência popular, o Contestado é aqui resgatado como uma referência importante daquela significativa parcela da juventude, outrora violentada e silenciada, que, aos poucos, nos seus descendentes jovens, volta a sonhar, a se organizar e a se mobilizar, de diferentes formas, para construir alternativas possíveis para o seu cotidiano e à sociedade.

A obra procura desvendar heranças culturais e religiosas, incorporar mitos, aspectos históricos, religiosos, existenciais e identitários dos jovens de outras épocas e nações cuja herança se faz, de alguma forma, presente hoje na realidade dos jovens.

Apresenta de maneira crítica, utópica e realista uma nova forma de compreender a juventude, partindo dos diversos "olhares" presentes na literatura sobre juventude. Procura valorizar e interpretar as diferentes realidades da juventude, considerando elementos geográficos, históricos, psicológicos, sociológicos, antropológicos e teológicos, entre outros.
               
Juventude: protagonismo e religiosidade abre os horizontes de uma nova mentalidade, que reconhece o valor da religiosidade e do protagonismo juvenil na edificação de uma nova sociedade, solidária, democrática, plural, sustentável, igualitária e fraterna, na qual caibam todos os jovens.
 

Cássio Turra - Assessoria de Imprensa
Deputado Padre Pedro Baldissera (PT)
(48) 3221-2726 / (48) 9947-2049
www.padrepedro.com.br

Voltar