Outubro Rosa
As Comissões de Constituição e Justiça, de Saúde e de Direitos e Garantias Fundamentais de Amparo à Família e à Mulher da Assembleia Legislativa aprovaram o Projeto Lei nº 490/2011, de autoria da deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB), que institui o mês “Outubro Rosa” em Santa Catarina.
Segundo a parlamentar, o projeto atende reivindicação das Redes Femininas de Combate ao Câncer de Santa Catarina (RFCC) e Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mulher, tendo como finalidade chamar atenção para ações preventivas à integridade da saúde da mulher catarinense. Agora, o projeto segue para sansão do governador Raimundo Colombo.
Histórico
Marcado pela iluminação cor-de-rosa de prédios e monumentos, como a Torre de Pisa e o Coliseu, na Itália, o Arco do Triunfo, na França, e a Casa Branca nos EUA, o movimento veio ao Brasil no ano de 2006. Em 2008 a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mulher (Femama) iluminou oito monumentos no país alertando as mulheres brasileiras de que somente a mamografia é capaz de detectar pequenos nódulos. Mais de 50 mil mulheres recebem o diagnóstico de câncer de mama todos os anos no Brasil.
Em 2009, Florianópolis entrou no roteiro através da parceria entre a Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC), a Femama e a Secretaria Municipal de Saúde iluminando a figueira da Praça XV e o Lago das Bandeiras na cabeceira da Ponte Pedro Ivo
Luiz Carlos Padilha
Assessor de Comunicação