O cuidado com o corpo e o espírito na unidade terapêutica de Itapema
A vida do homem comparada a uma parreira de uva, que para frutificar precisa ser podada. Foi na tarde ensolarada de ontem (22/04), quando as folhas das árvores prateavam os morros do interior de Itapema, que 20 internos do Provita – Projeto Vida Itapema – ouviam atentos, primeiro a pregação do presidente da entidade, Mário Granzotto, e, depois, as palavras do deputado Volnei Morastoni (PT), que tem dedicado sua vida à saúde pública. O parlamentar, acompanhado do vereador de Itajaí, Thiago Morastoni, visitou a entidade a convite do vereador de Itapema, Vanio César.
Há 15 anos, a entidade trabalha na reabilitação de dependentes químicos e alcoolistas. Distantes da vida urbana, esses homens seguem um ritmo de disciplina, de cuidados com o ambiente físico, de contato com a terra, do trato com o gado ou na lida da construção da nova sede; mas o esforço maior, pelos depoimentos, parece ser mesmo com a espiritualidade. O método da entidade segue à risca o entendimento de que os melhores vinhedos nascem ao meio de dificuldades geográficas. Mantendo o corpo sempre ocupado ao ritmo e orações, pregações e ao som gospel, os internos vão, aos poucos, construindo uma harmonia entre corpo e mente.
Morastoni, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, elogiou o trabalho realizado pela equipe do Provita e colocou o seu mandato à disposição para contribuir com este importante trabalho social.