Nova lei do deputado Gelson Merisio dá o título de berço dos Parajasc a Chapecó
Publicada no Diário Oficial na terça-feira (9), a nova lei de autoria do deputado Gelson Merisio (PSD) concede a Chapecó o título de berço dos Jogos Abertos Paradesportivos (Parajasc), realizados anualmente em Santa Catarina. A cidade, que foi palco da primeira edição da competição, passa a sediar a cerimônia de acendimento do Fogo Simbólico.
“Chapecó se credencia a ser o berço dos Parajasc por considerar o esporte adaptado um importante instrumento de inclusão e integração social do portador de necessidades especiais e por ter sempre participado e dado atenção diferenciada aos jogos. Isto se soma ao fato de ter sediado a primeira edição do evento”, afirma Merisio, na justificativa da proposta apresenta à Assembleia Legislativa com o objetivo de valorizar os jogos e a pioneira sede.
Os jogos
Os Parajasc foram realizados pela primeira vez entre 25 e 28 de agosto de 2005, em Chapecó. Os municípios de Santa Catarina deram um belo exemplo para o Brasil. Não existia, até então, uma competição semelhante aos Parajasc no resto do país. O evento é uma iniciativa da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e da Prefeitura de Chapecó, com o apoio da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). A edição deste ano, a oitava dos jogos, será entre 20 e 26 de novembro, em Brusque.
Os jogos têm por finalidades oferecer aos para-atletas a oportunidade de participarem de atividades e competições esportivas, assim como visa promover o esporte adaptado em Santa Catarina, estimulando as empresas, os empresários e os municípios a investirem no esporte para pessoas com deficiência.
Assessoria de imprensa
(48) 3221 - 2786