Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/04/2022 - 17h10min

Notificações de acidentes de trabalho aumentam 35% em SC, lamenta Saretta

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O deputado Neodi Saretta (PT) informou que a Comissão de Saúde na Alesc promove uma audiência pública para debater a saúde do trabalhador, nesta quarta-feira (27). “O mês de abril é dedicado à campanha Abril Verde, que visa promover a conscientização e importância da prevenção aos acidentes de trabalho e a garantia à saúde do trabalhador.”

Ele ressaltou também que o dia 28 de abril foi instituído como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes de trabalho.

“Infelizmente o Brasil tem estatísticas lamentáveis com vítimas em todos os setores. Conforme dados apresentados pelo Ministério do Trabalho e Previdência, em 2021, o Brasil registrou 423.217 acidentes, o que dá uma média de 1.159 registros por dia. E Santa Catarina computou um aumento de 35% das notificações, ficando em segundo lugar no país”, lamentou o deputado.

Segundo ele, outro dado que chama a atenção é o aumento de 22% dos acidentes e doenças do trabalho na área da saúde, cujos profissionais foram muito expostos na pandemia da Covid 19.

O deputado frisou que se soma a este cenário o sucateamento do INSS em razão da não reposição dos trabalhadores e da dificuldade dos poucos que ainda restam dar conta das perícias médicas. O quadro se agrava com o crescimento do desemprego e da informalidade nos últimos anos, que fez crescer a chamada precarização.

“Nesta semana em que se celebra o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, nada mais oportuno do que refletir e fazer a avaliação do por que o Brasil enfraqueceu as políticas públicas voltadas à saúde e segurança em ambientes profissionais.”

 

Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar