Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/09/2023 - 11h52min

No Marrocos, Tiago Zilli busca parcerias para desenvolver turismo no Extremo Sul

Imprimir Enviar
Foto: Divulgação

Já está na cidade de Marrakech, no Marrocos, o deputado estadual Tiago Zilli (MDB), que desembarcou terça-feira (5), em uma das nações mais desenvolvidas do continente africano para representar o Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul ao lado de prefeitos da região.

A comitiva do Geoparque Cânions do Sul é formada pelos prefeitos Roberto Biava, de Timbé do Sul, Clélio Daniel Olivo, de Morro Grande, e João Batista Mezzari, de Jacinto Machado, além do coordenador do Comitê Educativo e Científico (CEC) do Geoparque, professor Me. João Ricetti, da Universidade do Contestado (UnC).

Outras lideranças estaduais também reforçam o grupo, entre eles, o deputado estadual Carlos Burigo, do Rio Grande do Sul, e o vice-governador do Rio Grande do Sul Gabriel Souza. Os representantes do Cânions do Sul integram a comitiva brasileira que contará com a participação de mais de 40 autoridades brasileiras e pesquisadores que participarão da 10ª Conferência Internacional de Geoparques Mundiais da Unesco.

Parcerias pelo desenvolvimento do turismo

Na 10ª Conferência Internacional dos Geoparques Globais da Unesco 2023, o geoparque Cânions do Sul vai estar no estande do Brasil para divulgar as riquezas e o potencial turístico da região. O objetivo é compartilhar experiências, divulgar as potencialidades e atrair turistas e investimentos do mundo todo.

“Queremos aproveitar o evento para estabelecer contatos, fazer parcerias e divulgar nossas belezas, nosso potencial turístico. Buscamos atrair o olhar de investidores e turistas para Santa Catarina. O nosso Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul é singular, uma grande indústria sem chaminé capaz de gerar renda e qualidade de vida para o povo catarinense” explicou o deputado.

Este é o encontro mais importante para gestores de Geoparques Mundiais da UNESCO e a participação de cada Geoparque é fundamental, atendendo as exigências da Rede Global de Geoparques (Global Geoparks Network – GGN). Neste evento, os participantes se reúnem para trocar conhecimentos e experiências sobre a construção e operação de Geoparques, aproveitando também para estabelecer parcerias em nível internacional.

Primeiros contatos

O deputado Tiago Zilli e prefeitos da região já fizeram contato com o doutor Artur Sá, coordenador científico do Arouca Geopark Mundial da Unesco, de Portugal e membro do Executive Board da Rede Global de Geoparques. Ele visitou a região quando foi um dos avaliadores que concedeu a chancela da Unesco tornando o território um Geoparque Mundial.

Premiações

O nosso Geoparque Cânions do Sul está na programação do evento com a apresentação do professor João Ricetti sobre pesquisas realizadas no território e a exibição de poster com resumo do trabalho desenvolvido pelo aluno Artur Bechtel, sob orientação de pesquisadores do CEC.

A comitiva irá participar também de outras importantes agendas durante o evento como reuniões com a Unesco e entre os Geoparques do Brasil e da América Latina e Caribe.

Participam ainda da Assembleia Geral da GGN e das cerimônias de premiação do Festival de Filmes e do Prêmio Boas Práticas da Rede Global de Geoparques, onde concorre nas duas premiações.

Acompanhe Tiago Zilli


Tiago Zilli
Voltar