Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/08/2020 - 12h17min

No Dia do Ciclista, ações de Fabiano da Luz no cicloturismo

Imprimir Enviar
Deputado Fabiano da Luz e adeptos do cicloturismo FOTO: Eliéser Donhauser

Fazer cicloturismo é, literalmente, viajar usando a bicicleta como seu meio de transporte. Mas a bicicleta é um meio de transporte cada vez mais utilizado por estudantes e trabalhadores de Santa Catarina, que buscam um caminho mais ecológico no transporte.

Um trabalho feito pelo Instituto de Saúde Global Barcelona (ISGlobal) sugere que a bicicleta é o meio de transporte que mais beneficia a saúde das pessoas – inclusive quando comparada à caminhada. Uma experiência diferente e que pode ser significativamente mais econômica do que as viagens convencionais.

Mais qualidade de vida
Além do mais, o cicloturismo é uma maneira mais saudável de conhecer as potencialidades regionais. Isso porque é preciso realizar esforço físico para fazer a bike rodar por aí e porque as bicicletas são meios de transporte não poluentes. Nesta linha, há muitos movimentos no nosso Estado que defendem o uso da bicicleta e a defesa do cicloturismo.

Hoje, 19 de agosto, Dia Nacional do Ciclista, destacamos as ações do mandato do deputado Fabiano da Luz (PT) que, em diálogo constante com grupos de ciclistas, já promoveu momentos de debate e reflexão que mostram o quanto esta prática pode evoluir o turismo e o desenvolvimento econômico, mas também gerar mais qualidade de vida ao catarinense.

O que já fizemos pelo ciclismo e cicloturismo catarinense?
-Protocolamos e apresentamos na Assembleia Legislativa uma importante solicitação ao governo do Estado referente ao ciclismo e cicloturismo, também endereçada ao secretário de Estado da Infraestrutura sobre instalação, ao longo da rodovia SC-496, que liga os municípios de Descanso e Tunápolis, de placas de sinalização com a orientação “Rodovias com ciclistas, respeite a distância, preserve a vida”.

-Organizamos e coordenamos audiência pública sobre cicloturismo no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) no município de São Miguel do Oeste. O objetivo do movimento foi incentivar e alcançar a utilização segura de bicicleta como veículo de transporte no atendimento às demandas de deslocamento e lazer da população.

-Recebemos oficialmente a "Carta pelo Cicloturismo Catarinense", reivindicação do grupo Bike Tunas, que atua por melhores condições de segurança e valorização por um transporte saudável”.

 

Jornalista: Maurício Santos

Informações: www.fabianodaluz.com.br

Contato: imprensa@fabianodaluz.com.br

Acompanhe Fabiano da Luz


Fabiano da Luz
Voltar