Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/05/2023 - 15h58min

Nadal propõe fundo com apoio privado para reserva de água e redes de internet no campo

Imprimir Enviar
Deputado Mauro De Nadal em reunião da Bancada do Oeste com integrantes do Executivo

A criação de um fundo com recursos públicos e privados para incentivar a reserva de água em pequenas propriedades e para a expansão de redes de internet no meio rural é a sugestão que o deputado Mauro De Nadal (MDB) apresentou a colegas parlamentares e secretários de Estado, em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (10), na presidência da Assembleia Legislativa. A viabilidade financeira do apoio público será estudada pelo secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, que marcou nova reunião com a Bancada do Oeste da Alesc para 14 de junho. A reunião também contou com os secretários da Agricultura, Valdir Colatto, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, e o presidente da Epagri, Dirceu Leite.

A continuidade do programa de governo "Água para o Campo" é meta conjunta dos deputados que representam a região Oeste. A ampliação de recursos para estímulo à expansão de redes de fibra ótica no meio rural também é pauta constante das demandas recebidas pelos parlamentares. O governo considera os dois programas essenciais para estimular e modernizar a atividade agrícola, incentivando jovens, até para viabilizar a sucessão no comando de pequenas propriedades. É diante da escassez de recursos apontada pela Fazenda que Nadal sugere criar um fundo com apoio da iniciativa privada, especialmente do agronegócio.

A reunião teve a condução do líder da Bancada do Oeste, deputado Marcos Vieira (PSDB), e também contou com as participações do líder de governo, Edilson Massoco (PL), do líder da bancada do PT, Fabiano da Luz, e dos deputados Altair Silva (PP), ex-secretário da Agricultura, e Nilso Berlanda (PL). "Percebo uma articulação positiva do Parlamento, no sentido de apoiar iniciativas do governo", considerou o secretário da Fazenda. Siewert se comprometeu a tentar viabilizar recursos para as pastas da Agricultura e Ciência e Tecnologia, e a liberação de emendas parlamentares com o viés de apoio a projetos pelo desenvolvimento regional. Também considera discutir previamente a elaboração do orçamento estadual com atenção às pautas sugeridas pela Assembleia em favor da estrutura rural.

Internet no campo
A reunião serviu para a Cidasc apresentar resultados dos investimentos feitos em programas para a reserva de água, especialmente em municípios que sofreram com a estiagem. São programas para propriedades de até quatro módulos fiscais, com aporte mais subsidiado quanto maior a vulnerabilidade social e econômica das famílias. Na questão da internet, a expansão de redes depende de regulação técnica sobre operações em postes da Celesc e cooperativas de eletrificação rural. A Assembleia já aprovou legislação que permite o cabeamento sem cobrança de taxas por uso de faixas de domínio de rodovias. "Há uma crescente robotização de atividades", citou o secretário da Agricultura, lembrando do avanço da informática no controle da coleta de leite.

Acompanhe Mauro de Nadal


Mauro de Nadal
Voltar