Nadal pede revisão do corte de verbas para BRs e defende Marinha no Oeste
O corte de verbas para recuperação das rodovias BR-282 e BR-158 foi motivo de protesto do vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), e de mobilização da Bancada do Oeste, que subescreveu moção por ele encaminhada ao presidente Jair Bolsonaro, ao Ministério da Infraestrutura, ao DNIT e ao Fórum Parlamentar Catarinense no Congresso, solicitando a revisão de critérios para o contingenciamento de recursos de obras em andamento.
Nadal foi à tribuna e disse que as obras a muito esperadas não podem ser interrompidas, porque as estradas formam o corredor agroindustrial, são elos de integração no Mercosul e delas se utiliza a população da região oeste catarinense, e em especial estudantes universitários. “Lembro muito bem quando meu pai trabalhava com uma caçamba verde nas obras, há mais de 30 anos, e essas rodovias duraram porque foram bem feitas. Mas agora precisam restauração urgente, e não se pode cortar R$ 30 milhões e parar tudo de uma hora para outra”, diz o deputado.
Na reunião da Bancada do Oeste, Mauro de Nadal propôs a moção, que obteve apoio de outros 14 deputados e foi aprovada em plenário na Assembleia. Entre os objetivos está a mobilização também da representação de Santa Catarina na Câmara dos Deputados e Senado.
Marinha no Oeste
No encontro dos parlamentares oestinos também foi apresentada a proposta de implantação de uma agência da Capitania dos Portos em Chapecó, e seu responsável, o capitão de Mar e Guerra Alexandre Lopes Vianna de Souza disse aos deputados que há uma necessidade de inclusão de R$ 4 milhões no orçamento da União para custear a obra. Nadal, por isso, sugeriu contato com a bancada catarinense no Congresso para obtenção de uma emenda coletiva da representação federal.
Além do controle e fiscalização do tráfego, especialmente nos lagos dos complexos hidrelétricos e de balsas na região, a unidade da Marinha poderá expedir licenças para condutores e para embarcações. Os balneários de Itá, Goi-en e Ilha Redonda serão beneficiados com a presença da Marinha na garantia da segurança de equipamentos náuticos e dos usuários.
Assessoria da Bancada do MDB