Nadal debate fortalecimento e agilidade em processos da agroindústria
Responsável por 31% do Produto Interno Bruto de Santa Catarina e de 72% das exportações do Estado, o agronegócio é o coração que pulsa forte e é a base da economia dos catarinenses. Para fortalecer o setor, o presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal, debateu ações e ouviu as demandas em reunião com representantes da agroindústria. “Temos na pauta de trabalho muitos assuntos que atingem diretamente o setor produtivo catarinense, desde o agricultor até a industrialização e comercialização do produto, e merecem toda a nossa atenção”, comenta o parlamentar.
A reunião, que ocorreu de forma virtual, teve por objetivo entender o que o Parlamento pode contribuir, ao longo de 2021, para manter a cadeia produtiva do agronegócio forte e gerando oportunidade para agricultor. “Hoje o nosso pequeno agricultor, ou até mesmo os grandes empreendedores, vem seus projetos parados por entraves burocráticos. E são pequenas ações que podem construir para facilitará a vida dessas pessoas e também para o crescimento e fortalecimento do setor”, destaca De Nadal
O presidente da Alesc enfatiza a morosidade na liberação de licenças, tanto para renovar ou para nos empreendimentos, como o principal ponto levantado pelos representantes do setor. Outro ponto, foi referente ao código ambiental.
“Foram muitas sugestões apontadas por esse grupo e que, nos próximos dias, pretendo desencadear um trabalho, por meio da presidência da Alesc, com o objetivo de atender as demandas e gerar novas discussões sobre temas que beneficiarão e trarão agilidade e facilidade ao nosso produtor”, finaliza o presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal.
Entre os participantes da reunião, estavam o presidente da Faesc, José Zeferino Pedroso; o presidente da Fetaesc, José Walter Dresch; presidente da Ocesc, Luiz Vicente Suzin; presidente da Fecoagro, Claudio Post; presidente do SINDIPI, Jorge Neves; presidente da Aurora Alimentos, Neivor Canton; presidente da ACR, Mauro Murara, além de Enori Barbieri, vice-presidente executivo da Faesc.
Simone Sartori
Jornalista
(48)9137 7124