Naatz e delegação debatem intercâmbio com universidade inclusiva dos EUA
Liderando uma comitiva de deputados integrantes da União Interamericana de Parlamentares (Unipa) em missão de trabalho nos Estados Unidos, o presidente da entidade, deputado Ivan Naatz (PL), participou de reunião, nesta semana, com diretores e professores da histórica Universidade inclusiva Howard, de Washington DC. Acompanhados também de representantes da Embaixada Brasileira na capital norte-americana, a delegação discutiu a proposta de um termo de cooperação e intercâmbio acadêmico com universidades catarinenses, a exemplo do que já existe lá com instituições de ensino superior da Colômbia.
A comitiva parlamentar foi recebida pela diretora do Centro Internacional Universidade Howard, Tonija Hope, que explicou as características e os objetivos da instituição. Fundada em 1867, a Universidade Howard (Howard University) é uma instituição particular de pesquisas com mais de 10.500 estudantes cursando graduações, pós-graduações e programas profissionais em mais de 120 áreas. Ganhou notoriedade histórica por ser pioneira na recepção e inclusão de negros, mulheres e minorias discriminadas em função de religiões ou culturas estrangeiras de migrantes para os Estados Unidos.
"A proposta de intercâmbio e cooperação foi muito bem recebida pelos diretores da universidade americana e como tem características de inclusão social há possibilidade de uma aproximação com as nossas universidades comunitárias catarinenses", analisou o deputado Ivan Naatz. Segundo ele, na sequência será discutida a elaboração de um protocolo de intenções envolvendo a diretoria da Unipa e a Alesc visando identificar universidades comunitárias que desejam fazer essa troca de experiências com alunos acadêmicos via um projeto-piloto que pode tornar Santa Catarina pioneira neste sentido.
Comunicação Gabinete