Movimento de Cursilhos será homenageado na Assembleia Legislativa
2012 marca os 50 anos do Movimento de Cursilho de Cristandade no Brasil – MCC - e os 42 anos do Movimento em Santa Catarina, para celebrar esta data, por proposição do deputado José Milton (PP), acontece na Assembleia Legislativa a Sessão Especial em homenagem ao jubileu de ouro do MCC. Para Zé Milton, a homenagem se dá devido ao grande trabalho de renovação da fé cristã e o fortalecimento das relações interpessoais. “O Movimento de Cursilho desempenha uma grande missão, a de proporcionar a vivência e a convivência do fundamental cristão, divulgando, conscientizando e testemunhando o Evangelho, seus valores e a presença de Jesus Cristo nas estruturas temporais, por isso, o mesmo tem nosso reconhecimento e é com alegria que escolhemos homenageá-lo pelo seu jubileu de ouro”, destacou o parlamentar. Para o coordenador estadual, Silvano Claudio Pereira, é uma honra o reconhecimento concedido ao Movimento. “Para nós essa homenagem é uma coroação das atividades desenvolvidas pelo Movimento de Cursilhos, no Brasil, no Estado e principalmente nas comunidades. É uma valorização dos membros que trabalham incansavelmente levando mensagem de carinho, amor e de transformação as famílias. Assim, é uma honra para nós recebermos essa homenagem”, ressaltou Silvano.
Serão homenageados durante a solenidade
- Arcebispo de Florianópolis – Dom Wilson Tadeu Jönck
- Representante do Grupo Executivo Nacional – Marum Mellem Jacob Neto
- Coordenador de SC – Silvano Claudio Pereira
- Bispo da Diocese de Criciúma – Dom Jacinto Inácio Flach
- Paróquia de Sombrio - Padre Antônio Vander da Silva
50 Anos dedicados a evangelizar
Iniciado na Espanha nas décadas de 1930-1940, através da Juventude da Ação Católica Espanhola (JACE) da Diocese de Palma de Maiorca, (Ilha de Maiorca, Espanha), encorajada por seus assistentes eclesiásticos e por seu Bispo, Dom Juan Hervás. O Movimento chegou ao Brasil em 1962, pelos missionários espanhóis na cidade de Valinhos, em São Paulo. Dali através do Dom Frederico Helmel, Bispo Diocesano na época, o MCC se expandiu para todo o território nacional.
O carisma do MCC consiste no anúncio da mensagem cristã às pessoas que participam do Cursilho, para torná-las aptas a anunciar a Boa Nova, levando-as a um encontro consigo mesmas, com Jesus Cristo e com as realidades do mundo nas quais estão imersas, sendo, no seio da sociedade, tanto pessoal como comunitariamente, fermento que transforma, sal que dá sabor e luz que ilumina, segundo os preceitos do Evangelho.
Para alcançar sua finalidade o MCC tem um método próprio, que se concretiza em três tempos ou etapas:
a) O Pré-Cursilho no qual se faz a busca das áreas ou dos ambientes a serem evangelizados, a escolha e a preparação dos líderes desses ambientes.
b) O Cursilho (curso vivencial que dura normalmente três dias), durante o qual se faz a proclamação do fundamento cristão ou Plano de Deus àqueles líderes. As pessoas geralmente se inscrevem ou são convidadas para participar. Há cursilhos masculinos e femininos.
c) O Pós-Cursilho, no qual se dá a inserção daqueles líderes na Pastoral Ambiental