Morastoni solicita ajuda ao Ministro Alexandre Padilha no custeio do Hospital Pequeno Anjo de Itajaí
O deputado Volnei Morastoni (PT) expediu ontem (06) ofício ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no qual pede especial atenção ao caso do Hospital Pequeno Anjo, especializado em pediatria, que atende aos 11 municípios da Amfri. O documento foi um dos encaminhamentos acordados entre o deputado e o reitor da Univali, Mário César dos Santos, na audiência que aconteceu no último dia 01/03.
Morastoni argumentou no ofício, que o hospital é referência em pediatria na região e tem um papel fundamental para a formação de novos pediatras, por meio da residência médica. “Há carência de pediatras no país e o Hospital Pequeno Anjo, além de oferecer atendimento especializado na área, contribui com a formação de novos pediatras, o que precisa ser considerado”, diz.
Com déficit mensal de R$ 600 mil, o Hospital Pequeno Anjo está em crise. Desde quando a Univali assumiu a unidade hospitalar, em 2002, já acumula prejuízo de R$ 37 milhões. Parte dessa dificuldade financeira, segundo Morastoni, é decorrente da defasagem da tabela do SUS e da falta de redes de atenção, que ainda não foram implantadas pelo Governo do Estado. Como consequência, a administração do hospital suspendeu parte do atendimento e do plano de implantação da alta complexidade em pediatria, nas áreas de neurocirurgia, cirurgia cardíaca, oncologia e ortopedia.