Morastoni participa de ato em prol da saúde pública na Câmara de Vereadores de Joinville
O deputado Volnei Morastoni (PT) participou ontem (20) à tarde do “Ato em prol da saúde pública”, na Câmara de Vereadores de Joinville. O ato foi mais uma ação para intensificar as coletas de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular que assegura o repasse de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública.
Segundo Morastoni, o movimento já colheu mais de 70 mil assinaturas só em Santa Catarina, contabilizando 1 milhão e 250 mil assinaturas no país até o dia 05/04. Para dar entrada ao PL no Congresso Nacional, é exigido, no mínimo, 1,5 milhão. “Eu acredito que até a data oficial da entrega das assinaturas, que será no dia 5 de agosto, alcançaremos 2 milhões de assinaturas”.
No Estado, serão coletadas assinaturas até 3 de julho, porque depois essas assinaturas passarão por um processo de validação antes de serem enviadas ao Conselho Nacional de Saúde.
Morastoni também falou das Redes de Atenção à Saúde que irão reestruturar boa parte dos atendimentos pelo SUS. Compostas pelas redes Cegonha, Atenção Psicossocial, Atenção às Urgências e Emergências, Atenção às Doenças e Condições Crônicas, e Cuidados à Pessoa com Deficiência, elas representam uma nova concepção de saúde. Segundo Volnei, é através das Redes de Atenção que vem a ajuda para o custeio, principal motivo da crise que passam os hospitais catarinenses, e também virão recursos para reforma e compra de equipamentos. “Felizmente o Governo do Estado aderiu as Redes de Atenção, que começaram a ser implantadas nos estados em 2011”.
Entre as autoridades, participaram também o presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Joinville, Levi Rioschi; o deputado federal Marco Tebaldi e o representante do Sindicato dos Empregadores em Estabelecimentos de Serviço de Saúde de Joinville, Lourival Pizeta.