Morastoni cobra do governador urgência nas reformas do Hospital Infantil Joana de Gusmão
O deputado Volnei Morastoni (PT) pediu hoje (20), na tribuna da Alesc, que o Governador do Estado, Raimundo Colombo, assine um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a conclusão das obras do Hospital Infantil Joana de Gusmão, com atenção especial aos setores de oncologia e UTI, além da ampliação do número de servidores.
Presidente da Comissão de Saúde da Alesc, Volnei Morastoni realizou, com as deputadas Ana Paula Lima (PT) e Angela Albino (PCdoB), uma vistoria hoje de manhã no hospital infantil motivada por denúncias de pais de pacientes sobre a demora da conclusão das obras e a sinalização de transferência de crianças para outra ala sem condições mínimas de atendimento. Na tribuna, Morastoni falou que se conteve para não chorar ao ouvir o clamor de pais com filhos internados no hospital. Segundo o parlamentar, a imunidade baixa de crianças com câncer exige cuidados especiais. A transferência para outra ala que não oferece condições mínimas para o tratamento pode expor os pacientes a infecções e sacrificar a própria vida.
Vistoria no Hospital Infantil Joana de Gusmão
A reforma na ala de oncologia pediátrica foi retomada nesta quarta-feira, após meses de paralisação. Por conta da reforma, as crianças que fazem tratamento de câncer estão no setor C. O impasse que levou pais das crianças a denunciarem a situação do hospital veio com notícias de que os pacientes seriam novamente transferidos para que o local se torne uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo que a UTI também passará por reformas. Atualmente, há 12 leitos no setor A, 12 no setor C e 8 na UTI.
Para o deputado Volnei Morastoni, a transferência das crianças em tratamento de câncer para o setor A dependerá de um parecer elaborado pelas comissões técnicas de enfermagem e de controle de infecção.
O parlamentar ainda acrescentou que outro problema grave no hospital é a falta de recursos humanos. Segundo Morastoni, estão previstos 80 funcionários para o HIJG. “Estamos muito aquém das necessidades. O mínimo seriam 250 servidores”, disse Morastoni.
Na vistoria, estavam presentes também o secretário de Estado da Saúde, Dalmo de Oliveira, o diretor do Hospital, Roberto Moraes, e o promotor Marcílio de Novaes da Costa.
Representação ao Ministério Público do Estado
O deputado Volnei Morastoni e a deputado Ana Paula Lima entregaram ontem (19) ao Procurador-Geral de Justiça, Lio Marcos Marin, e ao Procurador de Justiça, José Galvani Alberton, uma representação para que o Governo do Estado trate com urgência e relevância a apuração dos fatos no Hospital Infantil Joana de Gusmão. “Temos acompanhado a angústia de familiares, que não querem a transferência de suas crianças que estão em tratamento de câncer para uma área do hospital com condições inadequadas”, comentou Morastoni.
Assessoria de Imprensa do Deputado Volnei Morastoni
Twitter: @vmorastoni
Facebook: facebook.com/pages/Comunicação-Volnei-Morastoni/168641579901565
Assessor: José Isaías Venera (47) 9912-0373
Gabinete do Deputado Volnei Morastoni
Rua Jorge Luz Fontes, 310, Gab. 107 - Centro – Florianópolis
Tel. (48) 3221-2737 / 3221-2739
Gabinete Regional
Rua Dom Joaquim Domingues de Oliveria, 33, Centro, próximo ao Herbário, Itajaí
Tel. (47) 3249-0213