Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/10/2013 - 13h23min

Ministério do Trabalho garante solução para agricultores

Audiência pública da Alesc com os produtores de cebola de Alfredo Wagner definiu que uma comissão analisará alterações na legislação atual
Imprimir Enviar
Audiência pública da Alesc com os produtores de cebola de Alfredo Wagner

Uma comissão será formada para analisar a legislação atual que está prejudicando os produtores de cebola da região do Alto Vale do Itajaí. A garantia do Ministério do Trabalho foi dada nesta segunda-feira (30/09), em uma das maiores audiências públicas promovidas pela Assembleia Legislativa.

Cerca de 2 mil produtores rurais lotaram o salão paroquial da igreja Matriz de Alfredo Wagner para relatar o que chamaram de abusos da fiscalização do Ministério do Trabalho.
Para o deputado Marcos Vieira (PSDB), presidente da Comissão de Trabalho, promotora do evento, a solução deve atender à necessidade dos produtores. “Pedimos que se houvesse a máxima urgência e todos concordaram, já que alguns agricultores chegaram a receber até 32 autuações em menos de dois meses de trabalho”, explicou o deputado.
Representando o ministro do Trabalho, Manoel Dias, o superintendente do Ministério do Trabalho em Santa Catarina, Luiz Viegas, afirmou que a questão é prioridade para o ministro. “Vamos estudar as alternativas para que não ninguém saia prejudicado. Garanto que se for necessário vamos pedir uma alteração na legislação, e temos condições favoráveis de fazer isso, já que o ministro é catarinense”, disse Viegas.

O presidente do Sindicato dos produtores rurais de Alfredo Wagner, Pedro Menezes, fez relatos sobre a truculência dos fiscais que, junto com a Polícia Federal, entram nas propriedades. “Muitas vezes destruindo a plantação e mostrando armas pesadas para crianças e mulheres. Isso tem que acabar”, defendeu Menezes.

Além dos produtores, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos municípios de Alfredo Wagner, Imbuia, Chapadão do Lajeado, Bom Retiro e de Rio do Sul, também participaram do encontro.

Presidida pelo deputado Marcos Vieira, a audiência contou com os deputados Moacir Sopelsa, Aldo Schneider, Dirce Heidercheidt, Dirceu Dresch e Jorge Teixeira.

Do Ministério do Trabalho participaram o superintendente de SC, Luiz Viegas, o chefe de fiscalização em SC, Ivanildo de Souza e Maurício Gasparino da Silva, além do procurador regional do Trabalho, Egon Koener Júnior.
  
O deputado Marcos Vieira finalizou a Audiência Pública, que durou quatro horas, enfatizando que Santa Catarina tem 3.1% de toda a população do Brasil, e apenas 1,1% de todo o território Brasileiro, mas é o 7º maior em arrecadação de impostos e também o 7º na produção de alimentos. “A maioria destes alimentos vem dos pequenos agricultores, como aqui em Alfredo Wagner e que precisam ser respeitados e ouvidos”, finalizou.


Comunicação Deputado Marcos Vieira - PSDB
Giancarlo Baraúna - (48) 3221-2708 / (48) 9627-9445
Ricardo Torres - (49) 3316-4500 / (49) 9979-3197
Site: www.marcosvieira.adv.br / Twitter: @marcosvieiradep

Acompanhe Marcos Vieira


Marcos Vieira
Voltar