Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/07/2013 - 17h59min

Meninas serão vacinadas contra o câncer

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta (PT). Foto: Lucas Gabriel Diniz

O deputado Neodi Saretta (PT) anunciou hoje que a partir de 2014 a vacina contra o HPV será incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS). “É uma conquista extraordinária, uma vez que o HPV é responsável por 95% dos casos de câncer de colo de útero”, frisou. A vacina será aplicada em meninas de 10 e 11 anos que receberão as três doses necessárias para a imunização. Em Santa Catarina, a expectativa é de vacinar mais de 100 mil meninas.

Saretta destacou a importância desta ação do Ministério da Saúde. “Pela primeira vez a população terá acesso a uma vacina contra o câncer”. O deputado espera que a vacinação seja, num segundo momento, ampliada para todas as faixas etárias, tendo em vista que o câncer de colo de útero é o segundo que mais atinge as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de mama.

De acordo com Saretta, o Ministério da Saúde vai desenvolver ações de sensibilização das meninas e suas famílias, com a participação de escolas e professores, além das equipes de saúde. O objetivo é ampliar a difusão de informações corretas sobre a importância da vacinação na prevenção do câncer de colo uterino.

O deputado acrescentou também que os municípios não precisam esperar apenas por ações e programas do Governo Federal e podem tomar a iniciativa e criar seus próprios programas e investir mais em saúde.

O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. No Brasil, a cada ano, 685.400 pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.

 

Susana Rigo
Assessora de Imprensa - Deputado Neodi Saretta PT
susana.jornalista@gmail.com
Fone: (48) 9984 1754 / 3221 2665

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar