Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/06/2013 - 13h24min

Mauro propõe convênio entre Legislativo e Universidade de Boräs para reciclagem de resíduos sólidos

Imprimir Enviar
Comitiva catarinense é recebida na Empresa de Energia e Meio Ambiente de Boras. Foto: Lucas Gabriel Diniz

O deputado Mauro De Nadal (PMDB) anunciou na tribuna a proposta de convênio entre o Legislativo, universidades de SC e a Universidade de Boräs, na Suécia, para tratar da aplicação de tecnologias para a destinação e reciclagem de resíduos sólidos urbanos. No dia 26 de junho, o primeiro passo será dado com a vinda do reitor da universidade da Suécia.

A proposta tem a parceria dos deputados Romildo Titon, Carlos Chiodini e Aldo Schneider, da bancada do PMDB. e Kennedy Nunes (PSD) que acompanharam o deputado Mauro em viagem à Suécia, Dinamarca e Finlândia, onde juntamente com representantes de universidades do Estado e prefeitos foram conhecer sistemas de gestão de resíduos.

“O importante é que a nossa sociedade também seja conscientizada para a questão da sustentabilidade e da melhoria da qualidade de vida com o reaproveitamento de materiais que hoje são descartados sem uma utilização correta”, afirmou Mauro.

O deputado Mauro destacou que a viagem oficial dos parlamentares, realizada entre os dias 31 de maio e 2 de junho, foi um convite da prefeitura de Boräs. A cidade é conhecida como a mais limpa do planeta. Com 100 mil habitantes, o lixo tem 99% de reaproveitamento. A coleta é destinada à produção de biogás que é utilizado na geração de energia para a cidade e também  é destinada ao uso de combustível para a frota de ônibus.

Os deputados deverão utilizar a experiência demonstrada nos três países para propor legislação específica no tratamento da gestão do lixo no Estado. O Brasil tem como meta até acabar com os lixões até o final de 2014. Em 2012, o Brasil gerou 62,7 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos. Somente 58,6% deste material têm destinação correta. Santa Catarina produz atualmente 3,6 mil toneladas por dia. 

Site: maurodenadal.com.br
Twitter @maurodenadal
Facebook: /maurodenadal2
Fone: 48 3221 2702

Acompanhe Mauro de Nadal


Mauro de Nadal
Voltar