Mauro pede isenção de taxas para armazenagem de resíduos
O deputado Mauro de Nadal (PMDB) encaminhou a indicação 175.0/2014 onde solicita ao governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda e Fundação do Meio Ambiente (Fatma), apoio à proposta de reciclagem de resíduos de materiais inservíveis desenvolvido pela Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc).
Por solicitação dos prefeitos da Ameosc, o deputado Mauro de Nadal está indicando que o governo isente as taxas de licenciamento ambiental na coleta, no armazenamento e destino dos resíduos dos materiais inservíveis.
No ano passado, o deputado liderou uma missão de parlamentares e universidades para conhecer o destino dos resíduos da cidade de Boras, na Suécia, e informou no plenário que esta ação já é o resultado daquele modelo conhecido no exterior.
Os 19 municípios da Ameosc, onde vivem 170 mil pessoas, planejam o recolhimento de resíduos de material eletrônico e lâmpadas. O que está impedindo a prática do projeto são os custos financeiros para o licenciamento ambiental para o local da destinação final.
Municípios da Ameosc : Anchieta, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Descanso, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Itapiranga, Mondaí, Palma Sola, Paraíso, Princesa, Santa Helena, São João do Oeste, São José do Cedro, São Miguel do Oeste e Tunápolis.