Nadal pede atenção do governo para recuperação da oferta de voos regionais
A desativação de voos da Avianca entre Florianópolis e Chapecó, em razão da crise financeira da aérea, que se viu forçada a reduzir a frota e operação de várias linhas nacionais, foi assunto do deputado Mauro de Nadal (MDB) na tribuna, nesta terça-feira (30), quando pediu atenção do governo estadual para a recuperação do atendimento da demanda regional, que em sua visão está penalizando a população do Oeste catarinense. Ele lembrou que a linha tinha taxa de ocupação de 90% dos assentos oferecidos, superando em muito a média de ocupação em voos nacionais, que fica em 60% dos assentos oferecidos.
Mauro de Nadal disse que a consequência foi o aumento exorbitante do custo das passagens e a redução de horários oferecidos. Ele pediu ao governo que estude incentivos para a recuperação da oferta de voos e lamentou a situação de uma companhia que tinha bom conceito entre os catarinenses. O deputado tem a preocupação com a concentração do mercado em duas companhias, Gol e Latam, e com a oferta única da Azul para a linha Chapecó-Florianópolis. Também manifestou apreensão com a situação dos servidores da Avianca em relação ao recebimento de suas indenizações.
Sistema penitenciário
O deputado também defendeu a renovação de contratos de servidores ACTs (admitidos em caráter temporário) na função de agentes socioeducativos para o sistema penitenciário, em função do risco de operação do sistema prisional por falta de pessoal. Mauro de Nadal apresentou moção pedindo ao governo a realização em curto prazo de concurso público, a fim de garantir a reposição do quadro de servidores estáveis na função.
Assessoria da Bancada do MDB