Mauro de Nadal pede a manutenção do Programa Farmácia Popular
O anúncio na imprensa nacional de que o governo federal deverá cortar recursos do programa de descontos da Farmácia Popular a partir de 2016, levou o deputado Mauro de Nadal a propor indicação nº 0751.9/2015 à presidente Dilma Rousseff para que mantenha o sistema sem causar prejuízos à população mais carente.
A preocupação do parlamentar é de que o corte de R$ 587 milhões no programa terá impacto direto na oferta de remédios com descontos, que deixará de existir. A decisão do governo federal vai impor um expressivo custo à população mais carente uma vez que o Programa Farmácia Popular promove descontos de até 90% aos usuários de medicamentos para o tratamento de várias doenças como osteoporose, mal de Parkinson,rinite,desregulação de níveis de colesterol bem como para usuários de fraldas geriátricas. Estarão mantidos os descontos apenas a remédios para hipertensão, diabetes e asma.
Mauro de Nadal alerta que sem o acesso aos medicamentos uma considerável faixa da população ficará com a saúde ainda mais frágil, pois deixará de fazer o tratamento de doenças que exigem o uso contínuo de remédios.