Mauro apoia debate por novo Pacto Federativo
O Pacto Federativo volta a ser o tema de debate em seminário promovido pela Fiesc, no dia 9 de maio, em Florianópolis, com a participação de autoridades e estudiosos no assunto. A promoção vem ao encontro de uma das bandeiras defendidas pelo deputado Mauro de Nadal (PMDB), que é a distribuição mais igual da riqueza brasileira entre a União, estados e municípios.
Com a experiência de dois mandatos como prefeito do município de Cunha Porã, o deputado Mauro de Nadal é defensor de uma nova ordem de repasse dos recursos. Hoje, a maior fatia do bolo permanece com a União que cada vez mais delega inúmeras atribuições aos estados e municípios. Com isso, os gestores municipais passam a enfrentar dificuldades de atender às demandas da população, seja na área de educação, da saúde e de transporte.
Atualmente, segundo a Federação dos Municípios de Santa Catarina (Fecam), a distribuição de recursos é de 60% da União, 23% para os estados e 17% para os municípios. Segundo Mauro, essa fatia percentual está cada vez mais injusta diante de tantas responsabilidades repassadas aos municípios.
Mauro sempre defendeu a descentralização dos recursos para que os municípios sejam os executores de projetos que beneficiam as suas comunidades. Para isso, também é preciso inverter o atual sistema que fortalece somente a União. Segundo Mauro, está mais do que na hora de acabar com a figura dos prefeitos que viajam para Brasília de pires na mão em busca de verba.