Marquito visita produtores de banana que usam pulverização aérea
O presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, deputado Marcos José de Abreu – Marquito (Psol), realizou uma visita técnica a produtores de banana de Luiz Alves, na região norte do estado, que utilizam pulverização aérea de agrotóxicos. A visita técnica é decorrente do Projeto de Lei 261/2023, que altera a Lei estadual 11.069/1998, para proibir a pulverização aérea no estado.
O principal encaminhamento foi a realização de um seminário, via Escola do Legislativo, para fomentar a transição agroecológica na produção de bananas. Marquito conta que também buscará diálogo com produtores de arroz e soja do estado para saber como funciona a dinâmica da pulverização aérea nessas outras culturas.
O projeto de lei foi proposto em conjunto com a deputada Luciane Carminatti (PT) e o deputado Padre Pedro Baldissera (PT). A demanda do projeto partiu do Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos, que tem pautado a discussão nacional sobre a proibição da pulverização aérea, considerando que há casos de contaminação de produções agroecológicas, casas e escolas.
Anita Grando Martins
Assessora de imprensa e coordenadora de Comunicação do deputado estadual Marquito (PSOL/SC)
48 99901-3074
48 3221-2661
anmartins11@gmail.com
Assembleia Legislativa de Santa Catarina