Marquito vai a Brasília pedir área maior para o Pacuca
O presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado Marquito (Psol), entregou um pedido ao Comando da Aeronáutica, em Brasília, para que a área do Pacuca que ainda não integra o Parque Municipal do Campeche seja revertida ao Patrimônio da União, para posteriormente poder ser requerida para cessão pela Prefeitura de Florianópolis. Todo o terreno é tombado como Patrimônio Histórico e Paisagístico, por causa do antigo campo de avião que existia no local.
Ali, o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, autor do livro “O Pequeno Príncipe”, fez vários pousos, quando trabalhava no Aero Postale, o correio da França. Entre pescadores da região, ficou conhecido como “Zé Perri”. Hoje, o bairro possui muitas referências a Saint-Exupéry e seu livro mais famoso. O centro comercial do Campeche, inclusive, fica na avenida Pequeno Príncipe.
Até o momento, apenas um terço dos 362 mil metros quadrados da área foi cedida ao município de Florianópolis para implantação do Parque. “A comunidade tem uma profunda relação com todo esse território, que tem imenso potencial para implementação de equipamentos públicos e realização de atividades de interesse da população”, explica Marquito.
Com a área completa cedida para o município, o deputado ressalta que será essencial montar um programa de participação social para a construção do projeto de ocupação e uso. “A comunidade já possui um desenho inicial, já sabe o que precisa e deseja. Nosso mandato também tem propostas. Precisamos do Pacuca inteiro, e não pela metade”, afirma.