Marquito reúne-se com secretário estadual de Infraestrutura e Mobilidade
O deputado Marquito (Psol) realizou reunião nesta semana com o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, sobre obras paradas em rodovias estaduais, em especial na SC-108 e na SC-281, que afetam diretamente os municípios de São Pedro de Alcântara, Angelina, Major Gercino, Rancho Queimado, Anitápolis e Santa Rosa de Lima. Essas cidades precisam urgentemente de estradas melhores, pois são polos de turismo e produção agrícola, escoada para o litoral por estas vias.
De acordo com informações passadas pela secretaria, a obra na SC-108 aguarda o licenciamento ambiental e a na SC-281 está parada por entraves ambientais. Como presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Marquito comprometeu-se a agendar uma reunião com o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina para verificar essas pendências.
O deputado também obteve informações sobre os contratos de manutenção e sinalização das SC-405 e SC-406, no Sul de Florianópolis, e da SC-401, no Norte. Os acostamentos dessas rodovias precisam de reparos e sinalizações de compartilhamento, pois são muito utilizados por ciclistas. Na SC-401, inclusive, o uso para treinamento de ciclistas profissionais é grande. Ainda não há retorno sobre o tema.
Houve ainda um questionamento sobre a implantação de ciclovias e passarelas para pedestres em diversas estradas de responsabilidade do estado. Comper informou que já está prevista a construção de uma ciclovia na SC-406, entre Ingleses e a Barra da Lagoa, e uma passarela na SC-401, no acesso a Ratones. Ciclovias nas SC-405, entre Costeira e Campeche, e SC-406, entre Morro das Pedras e Armação, ainda estão em fase de projeto.