Marquito realiza plenária de saneamento ecológico
O deputado Marquito (Psol) realizou em seu gabinete uma Plenária de Saneamento Ecológico. Participaram professoras e professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), representantes da sociedade civil e integrantes da assessoria do mandato.
Nesse encontro, cuja proposta era um momento de escuta para, posteriormente, construir um planejamento de ações sobre o tema, foi identificado um número significativo de experiências a partir de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) para sistemas de tratamento e disposição final de esgotamento sanitário.
Questões estruturais e ações de governança no estado de Santa Catarina foram pontuadas e detalhadas. Para além desses pontos, destacou-se o monitoramento dos passivos ambientais e dos poluentes emergentes aliados à recuperação ambiental e reciclo/reuso dos efluentes.
Enfatizou-se que o saneamento ecológico é uma importante ferramenta para mitigação dos impactos das mudanças climáticas, promovendo saúde ambiental e universalização. O debate também traz a informação da perda da biodiversidade costeira e da necessidade de se falar sobre a emergência climática.
Questões econômicas que envolvem o estado, como pesca, maricultura e turismo, também foram levantadas. É preciso criar indicadores e informações sobre essas áreas para agregar valor na pauta do saneamento e possíveis criações de fundos.
Outro ponto debatido foi a necessidade de popularização dos conceitos e da formação de profissionais que trabalhem com saneamento ecológico.
A partir deste encontro, formou-se um grupo de trabalho para pensar nas ações legislativas e pedagógicas, além de construir o cronograma de visitas aos municípios de Santa Catarina.