Marquito protocola projeto de lei da Semana Estadual da Justiça Social
O deputado Marcos José de Abreu – Marquito (Psol) protocolou nesta terça-feira (20) o projeto de lei que inclui a Semana da Justiça Social no calendário oficial de Santa Catarina. Marquito explica que a proposta é que, durante essa semana, sejam realizadas atividades, ações e campanhas que conscientizem cidadãos e cidadãs a respeito da necessidade de reduzir drasticamente as desigualdades sociais, dando condições dignas de vida a todos.
O Dia Mundial da Justiça Social foi instaurado durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2007. No ano seguinte, saiu a Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Justiça Social para uma Globalização mais Justa. “A instauração da data e a declaração foram o reconhecimento da necessidade de promoção da justiça social e de fomento de políticas e ações de erradicação da miséria, da fome e da negação de direitos sociais como um todo”, comenta o deputado.
No Brasil, de acordo com dados do Observatório Brasileiro das Desigualdades, uma parte expressiva da população habita em áreas precárias ou de risco, sem acesso a condições básicas de saneamento. Além disso, as pessoas mais afetadas são a comunidade negra e as mulheres, grupos que se encontram menos representados em instâncias de tomadas de decisão.
Anita Grando Martins
Assessora de imprensa e coordenadora de Comunicação do deputado Marquito (PSOL/SC)
48 99901-3074
48 3221-2661
anmartins11@gmail.com
Assembleia Legislativa de Santa Catarina