Marquito pede atuações sobre mancha no mar de Sambaqui
O mandato do deputado Marcos José de Abreu - Marquito (Psol) acionou diversos órgãos estaduais para apurar as causas da recente mancha escura que apareceu na foz do rio Ratones e espalhou-se pela Baía Norte de Florianópolis, atingindo praias do bairro de Sambaqui. Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde, Instituto de Meio Ambiente, Secretaria de Estado da Saúde, Diretora de Vigilância Sanitária de Santa Catarina e Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) receberam indicações do mandato para tomar as medidas cabíveis, em caráter de urgência.
Também foi enviado um pedido de informação para a Secretaria de Estado de Agricultura para saber se há algum procedimento em curso na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) ou na Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) sobre os impactos do fenômeno na qualidade dos pescados e moluscos da região.
Marquito ressalta que é urgente que o fato seja investigado e, se necessário, sanado antes do verão. “Além das atividades econômicas de pesca e maricultura, fica em risco a balneabilidade e, consequentemente, o turismo nas praias de Jurerê, Daniela, Forte, Sambaqui, Santo Antônio de Lisboa e Cacupé”, explica.
Anita Grando Martins
Assessora de imprensa e coordenadora de Comunicação do deputado estadual Marquito (PSOL/SC)
48 99901-3074
48 3221-2661
anmartins11@gmail.com
Assembleia Legislativa de Santa Catarina