Marquito lidera apelo para ministro dos Transportes por faixa exclusiva na BR-101
O deputado Marcos José de Abreu - Marquito (PSOL), coordenador da Bancada da Grande Florianópolis, participou de uma reunião com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, sobre a proposta do Governo Federal e do Tribunal de Contas da União (TCU) para renegociação do contrato com a Arteris Litoral Sul na concessão do trecho Norte da BR-101 e na BR-116, entre Paraná e Santa Catarina.
O deputado entregou ao ministro uma moção de apelo, assinada por todos os membros da Bancada, para a inclusão de uma faixa exclusiva para transporte público coletivo na BR-101 no futuro acordo com a Arteris. A moção foi encaminhada na reunião ampliada dos 10 anos do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus).
Uma outra moção entregue ao ministro adicionou as seguintes solicitações:
-construção de um túnel no Morro dos Cavalos no trecho sul da BR-101, para superar as barreiras geográficas que limitam a mobilidade na região e facilitar o fluxo de veículos, reduzindo o tempo de viagem e melhorando a conexão entre as cidades, considerando a Convenção n° 169 da OIT;
-construção de uma ciclovia no trajeto do pedágio de Palhoça até o de Tijucas;
construção de elevado que liga a BR-101 até a BR-282;
-implantação de faixa exclusiva para motos no trecho entre Palhoça BR-101 até Florianópolis BR-282 em ambos os sentidos;
-construção de 3° faixa de Biguaçu até o acesso norte do contorno na cidade de Tijucas, nos dois trechos sul-norte e norte-sul.
A falta de infraestrutura nas rodovias de Santa Catarina tem impactado negativamente a vida da população, ainda mais considerando que o estado é um importante polo produtivo do país. Desta forma, Santa Catarina tornou-se o quarto estado a receber proposta de otimização de contratos para acelerar obras paralisadas e as que virão.
Para dar conta de toda a demanda, o Governo Federal pretende, até o final deste mandato, realizar aproximadamente 35 leilões de concessão para executar as futuras obras em nível nacional. Desse total, entre 10 e 12 leilões estão previstos para serem realizados ainda em 2024.