Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/02/2023 - 16h45min

Marquito faz primeira viagem oficial como deputado

Imprimir Enviar
Deputado Marquito nos 50 anos do CAV/Udesc, em Lages

Lages foi o destino da primeira visita oficial do deputado Marquito (Psol), nesta segunda (6) e  terça-feira (7). A convite, ele compareceu à solenidade de comemoração dos 50 anos do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). “É uma instituição de muita importância, responsável por formar profissionais que hoje atuam no poder público e na iniciativa privada pelo estado todo. O CAV tem um departamento de solos, que sempre teve um trabalho relevante na promoção da agroecologia, assim como na pesquisa de qualidade do solo e na defesa da proteção do solo. É um centro estrategicamente localizado em uma região forte em agricultura familiar”, destacou Marquito.

Antes mesmo da cerimônia, o deputado encontrou-se com os professores Germano Güttler, da Agronomia, e Eduardo Bello, da Engenharia Sanitária. Güttler trabalha com o conceito de lixo orgânico zero e Bello com saneamento ecológico. Foi discutida a possibilidade de parceria entre o Mandato Agroecológico e a Udesc.

A equipe do mandato também visitou uma biofábrica em fase de testes e regulamentação. Conduzida pelos agrônomos Gregory Kruker e Eduardo Schabatoski, produz bioinsumo* do tipo Bokashi, composto por cerca de dez ingredientes, em sua maioria provenientes da região. “Conversamos sobre a importância da criação de legislação específica para incentivar a produção e o consumo de bioinsumos, dessa maneira, contribuindo para a organização de toda a cadeia produtiva no estado de Santa Catarina. Os bioinsumos são componente fundamental para a regeneração dos solos e para a construção de um amplo processo de transição agroecológica”, relatou a assessora parlamentar e formanda em Agronomia, Beatriz Zanini, que acompanhou a visita.

Marquito ainda se reuniu com representantes do Centro Vianei de Educação Popular, da cooperativa de agricultores e agricultoras familiares agroecológicos Ecoserra. Nesta terça-feira, de manhã, tem um encontro agendado com integrantes da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures).

http://vianei.tecnologia.ws/site/
https://www.amures.org.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/45162


* bioinsumo - produto, processo ou tecnologia de origem vegetal, animal ou microbiana destinado ao uso na produção, no armazenamento e no beneficiamento de produtos agropecuários, nos sistemas de produção aquáticos ou de florestas plantadas, que interfiram positivamente no crescimento, no desenvolvimento e no mecanismo de resposta de animais, plantas, microrganismos e substâncias derivadas, e que interajam com os produtos e os processos físico-químicos e biológicos.

Acompanhe Marquito


Marquito
Voltar