Marquito expõe falta de Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas em SC
Santa Catarina não possui um Plano Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas, assim como a maior parte dos estados brasileiros, de acordo com diagnóstico do Centro Brasil no Clima. O deputado Marcos José de Abreu – Marquito (Psol) chamou atenção para o fato em fala no plenário da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (22).
O deputado destacou que, dada a urgência, tanto o Governo de SC quanto todos os municípios deveriam elaborar um plano. Marquito colocou a Comissão de Turismo e Meio Ambiente, que preside, à disposição para colaborar na construção.
Estava presente na sessão o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, que abordou a necessidade de gestão sustentável dos recursos hídricos. Marquito ressaltou que a Fiesc também poderia contribuir com o desenvolvimento do plano.
“O poder público sozinho não vai dar conta, a sociedade civil organizada não vai dar conta e o setor empresarial sozinho não vai dar conta. É importante considerar o trabalho que a Universidade Federal de Santa Catarina, empresas e outras instituições têm feito sobre o papel das soluções baseadas na natureza na adaptação a eventos climáticos extremos”, expressou.
Anita Grando Martins
Assessora de imprensa e coordenadora de Comunicação do deputado Marquito (PSOL/SC)
48 99901-3074
48 3221-2661
anmartins11@gmail.com
Assembleia Legislativa de Santa Catarina