Marquito é autor de projeto de lei que institui Semana Estadual do Alimento Orgânico e Agroecológico
A data será celebrada, anualmente, na última semana do mês de maio. A proposição também cria o Selo Estadual de Boas Práticas de Produção Orgânica e Agroecológica, a ser concedido durante a semana a órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil.
Entre as ações previstas no projeto de lei estão: feiras orgânicas e agroecológicas em equipamentos públicos estaduais; visitas de consumidores a propriedades orgânicas de sua região; palestras para agricultores sobre certificação, cuidados na compra e uso de insumos, gerenciamento de riscos na propriedade e cuidados para o processamento de produtos orgânicos; e atividades de sensibilização sobre o uso saudável do solo, da água e do ar, baseando-se em recursos renováveis e em sistemas agroecológicos organizados localmente.
A iniciativa pode ampliar o entendimento do papel do alimento orgânico para a segurança alimentar e justiça social, a manutenção do agricultor familiar no campo, a mitigação das mudanças climáticas, a preservação da qualidade da água e do solo e a garantia da biodiversidade.
“Isso tudo está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU. O ODS 2 prevê a erradicação da fome, a segurança alimentar e melhoria da nutrição, além da promoção da agricultura sustentável. Ficamos muito felizes de poder contribuir com o cumprimento de um ODS e com a saúde da Terra. Que todo ano Santa Catarina aprenda mais sobre os alimentos orgânicos”, afirmou Marquito