Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/03/2023 - 18h06min

Marquito age contra poluição no Morro das Pedras

Imprimir Enviar
Deputado Marquito

O despejo de esgoto na praia do Morro das Pedras, em Florianópolis, tem assustado residentes e visitantes. Nesta semana, ganhou ainda mais destaque com a publicação de um vídeo mostrando uma grande quantidade de água correndo em direção à areia no meio da madrugada. O deputado Marquito (Psol), que está acompanhando a questão, expressou tristeza em ver esse desrespeito com o meio ambiente e o bem estar coletivo.

Há alguns dias, o parlamentar enviou para análise uma amostra da água do canal pluvial que desemboca na praia. O resultado saiu nesta quinta-feira (2). A amostra foi reprovada em Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), que é a quantidade de oxigênio consumida por microrganismos presentes em efluentes como esgoto doméstico e industrial. É o parâmetro mais utilizado para medir o nível de poluição. A água do mar, ainda bem, foi aprovada na avaliação de balneabilidade, como também tem acontecido nos relatórios do Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Como acertado anteriormente em reunião, o parlamentar também enviou à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e à Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) um mapa com sugestões de áreas para realização de uma ação fiscalizatória e pedagógica no Morro das Pedras. “Aguardamos a marcação das datas e nos colocamos à disposição para contribuir”, acrescentou Marquito.

O deputado ainda protocolou na Assembleia Legislativa de Santa Catarina duas indicações:
- uma de fiscalização urgente da prestação do serviço da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) na região, direcionada ao governador do Estado e ao presidente da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc);
- e uma de atuação urgente de vigilância sanitária para fazer cessar e autuar os responsáveis pelo despejo irregular de esgoto, direcionada ao governador do Estado e à secretária de Estado de Saúde.

Acompanhe Marquito


Marquito
Voltar