Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/03/2022 - 17h08min

Marlene pede esclarecimentos à Casan sobre qualidade da água

Imprimir Enviar
Deputada Marlene Fengler

A deputada Marlene Fengler (PSD) protocolou nesta quinta-feira (10) requerimento pedindo esclarecimentos à Casan sobre a qualidade da água consumida nos municípios atendidos pela estatal. A preocupação decorre em razão do levantamento divulgado pela ONG Repórter Brasil mostrando que testes realizados entre 2018 e 2020 indicaram riscos oferecidos pela água consumida em 763 cidades brasileiras, incluindo Florianópolis e mais 27 municípios catarinenses. Foram detectadas substâncias químicas e radioativas acima do limite em um de cada quatro municípios do país que fizeram os testes. Em Florianópolis o problema foi constatado em 26 testes. 

No documento, a parlamentar observa que conforme o texto publicado, "as substâncias identificadas são prejudiciais à saúde quando estão acima do limite estabelecido pelas normas sanitárias brasileiras, aumentando os riscos de câncer, mutações genéticas, problemas hormonais, nos rins, fígado e no sistema nervoso".

No texto, que deverá ser votado em plenário na próxima sessão, Marlene questiona sobre as medidas que estão sendo adotadas pela Casan a fim de garantir a qualidade da água fornecida à população catarinense nos municípios atendidos pela estatal. Além disso questiona a periodicidade dos testes para detecção de substâncias tóxicas na água distribuída e ainda indaga se a Casan adota algum procedimento informando os usuários sobre eventuais problemas relacionados à qualidade da água, quando são identificadas alterações que possam comprometer a saúde dos consumidores.

 

 

Voltar