Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/10/2013 - 09h27min

Marcos Vieira sugere definir verba para Udesc ampliar cursos no Oeste

Deputado quer fazer emenda parlamentar para garantir ações em Pinhalzinho e em Palmitos
Imprimir Enviar
Reunião na Presidência da Alesc discutiu situação da universidade no Oeste catarinense

O deputado estadual Marcos Vieira (PSDB), em reunião com lideranças de Pinhalzinho e o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo, informou que defende carimbar recursos do Estado para garantir a ampliação dos cursos da universidade em Palmitos e em Pinhalzinho. O encontro, na tarde desta terça-feira (29/10), na sala da Presidência da Alesc, serviu para as lideranças de Pinhalzinho colocassem sua preocupação sobre a situação da UDESC no município.

De acordo com o vice-prefeito Ladir Cassol, a situação não pode permanecer como está. "Os alunos e a população não sabem se o curso vai continuar e a prefeitura investiu para que a Udesc fosse para o município. Não podemos retroceder", disse Cassol.

Acompanhando os problemas da Udesc no Grande Oeste desde o início, o deputado Marcos Vieira garantiu que tanto Saudades quanto Pinhalzinho não vão ficar sem respostas da universidade. "Chega de conversas e de muita reunião. Queremos ação. Vou defender, junto com todos nós que defendemos o Oeste, que os deputados aprovem uma emenda que carimbe os recursos do Governo do Estado, assim, definindo para onde e como serão usados os recursos", explicou Vieira.

Ainda de acordo com o deputado, a emenda permitiria que Palmitos pudesse abrir um curso de Engenharia Civil e que Pinhalzinho continue com a Engenharia de Alimentos, bem como tivesse a reforma no prédio concluída, além de expandir para outras regiões. "O montante de recursos que nós carimbaríamos seria suficiente para que a Udesc definitivamente voltasse suas ações para o Oeste, fazendo o que ela foi criada para fazer, que é desenvolver as regiões", afirmou o deputado.

Em Pinhalzinho, o curso de Engenharia de Alimentos é o sexto no ranking brasileiro, e, atualmente, os alunos estão em prédios separados, pois a estrutura da Udesc está embargada após o forro do teto ter se desprendido. Conforme o reitor Antônio Heronaldo, uma empresa está fazendo todo o levantamento da estrutura para que a obra de reforma possa ser concluída.

Para o vereador de Pinhalzinho Nilson Gosh, a atuação do deputado Marcos Vieira é fundamental. "Não queremos perder a universidade, nem que ela perca a qualidade, então recorremos ao deputado para que ele nos ajude e é o que ele está fazendo", disse Gosch.

Em Palmitos, a indefinição já dura dois anos, após a transferência do curso de Enfermagem para Chapecó e a criação do curso de Técnico Moveleiro, que não teve a adesão prevista. As lideranças do município cobram da Udesc um curso de maior relevância, como Engenharia Civil.

Comunicação Deputado Estadual Marcos Vieira - PSDB
Giancarlo Baraúna
(48) 3221-2708/(48) 9627-9445
Ricardo Torres
(49) 3316-4500/(49) 9979-3197
Site: www.marcosvieira.adv.br
Twitter: @marcosvieiradep

Acompanhe Marcos Vieira


Marcos Vieira
Voltar