Manifesto pede fortalecimento da Univali e sistema comunitário de ensino
Com o auditório lotado, Itajaí sediou a terceira reunião itinerante do Fórum em Defesa das Universidades Comunitárias
Deputados estaduais e lideranças políticas da Foz do Rio Itajaí realizaram um grande manifesto em favor da Univali e de todas as universidades comunitárias catarinenses. A mobilização ocorreu nesta terça-feira, dia 11, durante a terceira reunião itinerante do Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias, que lotou o auditório da instituição sediada em Itajaí.
O encontro do colegiado liderado pelo deputado Napoleão Bernardes (PSD) contou com as presenças de outros três parlamentares: Ana Paula da Silva (Paulinha), Emerson Stein e Ivan Naatz. Também participaram o vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré, o prefeito de Navegantes, Liba Fronza, e vereadores da região.
O fórum foi criado pela Assembleia Legislativa com o objetivo de apoiar e fortalecer este modelo genuinamente catarinense, que contribui para a interiorização do ensino superior em Santa Catarina e o desenvolvimento das regiões por intermédio da prestação de serviços às suas comunidades.
Doutorando em Ciência Jurídica na Univali, Napoleão lembrou da importância das universidades comunitárias para a transformação da sua vida e de milhares de catarinenses, que até meados da década de 1960 eram obrigados a se mudar para Florianópolis para realizar o sonho do ensino superior. "Essas instituições nasceram com a alma de suas comunidades e atuam há cerca de 60 anos com o compromisso de defender o desenvolvimento da sua gente e a democratização do acesso ao ensino superior. Com muito orgulho, sou fruto desse sistema. O meu pai, que era um humilde vendedor de livros, realizou o sonho de se tornar advogado graças a uma universidade comunitária. Essas instituições não têm dono, não visam o lucro e preservam a sua essência. Elas são um patrimônio dos mais de 7 milhões de catarinenses e precisam ter todo nosso apoio para seguir cumprindo a sua missão", ressaltou o deputado.
Para o anfitrião do evento, o reitor Valdir Cechinel Filho, este é um momento histórico pela democratização do ensino superior e pelo desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina. “Os nossos estudantes e toda comunidade acadêmica são os grandes protagonistas desta ação. É uma grande honra ver o crescimento e engajamento da população com esta bandeira em defesa do legado do sistema comunitário. Se há quase 60 anos essas instituições surgiram para cumprir a necessidade do ensino superior em cidades fora da capital, hoje elas representam o desenvolvimento e o pujante crescimento econômico do nosso estado e a transformação da vida de várias famílias”.
Durante o mês de abril, o deputado Napoleão visitará todas as regiões do estado para divulgar a criação do fórum e ouvir as demandas da comunidade acadêmica. O quarto encontro ocorre já nesta quarta-feira, dia 12, na Unifebe, em Brusque.
Os trabalhos do colegiado terão continuidade pelos próximos quatro anos. Um dos temas que deverá pautar os debates no decorrer de 2023 é o Programa Faculdade Gratuita.