Mais participação do Parlamento no orçamento do Estado
Nesta quarta-feira (06) o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) abordou na tribuna da Assembleia Legislativa os convênios que foram firmados entre municípios e o governo do Estado que não foram honrados com a não liberação dos recursos. Segundo o parlamentar, isso causou tristeza e preocupação, mas da mesma forma afirmou que existe uma solução para o caso.
O deputado destacou um Projeto de Lei que está em tramitação na Assembleia que impõe 3% do Orçamento do Estado para as questões elencadas nas reuniões do orçamento participativo. “Se o Parlamento não se tornar altivo em uma situação como essa em relação ao orçamento participativo, qual a função dessas reuniões realizadas pelo Estado?”, ressaltou. O parlamentar indagou para que serve o esforço e os gastos necessários para a realização desses encontros se a grande totalidade das demandas não são atendidas. “Para que isso tudo, para virar teatro, virar pó, para virar decepção?”, indagou.
Dr. Vicente também destacou a necessidade de criação das emendas parlamentares impositivas no mesmo molde que ocorre no Senado Federal e na Câmara dos Deputados. “Eu acho que o Parlamento tem a missão de representar bem todas as regiões e essa missão deve ser traduzida através de ações efetivas para solucionar os anseios da comunidade”, disse.
O parlamentar completou dizendo que não irá se calar e vai lutar por essas mudanças. “Não podemos ser enganados, principalmente pelos compromissos que assumimos em nossas regiões. O Parlamento catarinense não pode ficar a mercê de joguetes”.
Flavio Vieira Júnior
Jornalista
96515888