Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/09/2015 - 16h08min

Mais de 400 pessoas participaram, em Concórdia, do 1º Seminário Setembro Verde

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta participou do evento. FOTO: Divulgação

O 1º Seminário Estadual Setembro Verde reuniu mais de 400 pessoas e foi organizado em conjunto com a Escola do Legislativo, com apoio do Instituto Federal Catarinense (IFC), da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) e mais 20 entidades. O evento foi realizado no auditório do IFC, em Concórdia.

O seminário foi realizado por meio de uma proposição do deputado Neodi Saretta, autor da Lei 16.645, de 24 de junho de 2015, que institui o Setembro Verde. Na abertura do encontro, Saretta destacou a importância do projeto. "O objetivo é conscientizar e chamar a atenção da população para questões do consumo consciente, alimentação saudável, uso racional dos recursos hídricos e qualidade de vida das pessoas", ressaltou.

O padre Edivandro Luiz Frare, da Paróquia São Daniel de Seara, foi o palestrante do primeiro painel. Com o tema "Sustentabilidade e consumo consciente", padre Edivandro falou da importância do consumo de alimentos orgânicos. Ele citou como exemplo o trabalho que vem sendo desenvolvido na comunidade de Seara. Citou que a partir da preocupação coletiva com o aumento de doenças, a comunidade se uniu para refletir sobre como mudar essa realidade com debates acerca da inclusão de produtos livres de agrotóxicos na alimentação. Gilso Giombelli, presidente da Cresol de Seara e mediador do painel, falou da necessidade de mais incentivo à produção de alimentos orgânicos.

O segundo painel do seminário debateu o "Uso racional dos recursos naturais". Valdecir José Zonin, da UFFS, enfatizou na palestra o uso correto dos recursos naturais para não denegrir o meio ambiente. Zonin também ressaltou que é preciso ter mais cautela na produção de transgênicos e consciência com o uso de agrotóxicos. 

Ao final do seminário, o deputado Saretta falou que espera que através das escolas e das entidades sejam promovidas campanhas para debater o desenvolvimento sustentável como um estímulo para uma melhor qualidade de vida das pessoas. O parlamentar sugeriu ainda aos municípios elaborem projetos nesse sentido e que debates sejam realizados com a comunidade.

Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Fone: (48) 3221 2664 / 9984 1754

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar