Lunelli solicita estudos sobre a bacia do Rio Itapocu
Conforme o deputado, iniciativa é essencial para preservar ecossistema da região
O deputado Antídio Lunelli (MDB) apresentou nesta terça-feira (30) na Alesc uma indicação ao Estado, prevendo o aporte de recursos para a realização de estudos técnicos sobre as atuais condições da bacia hidrográfica do Rio Itapocu, que tem uma área total de 2.920 km².
Conforme Lunelli, a iniciativa visa a preservação do ecossistema de toda a região. “Precisamos estabelecer subsídios às políticas públicas de gestão em relação ao manejo da bacia. Um dos desafios é a água para consumo da população. Sua qualidade está sendo afetada pelo rápido desenvolvimento urbano e das atividades industriais”, aponta.
O deputado reforça que os estudos com a comunidade biológica dos rios, afluentes e subafluentes do Nordeste catarinense são restritos e não consideram a sazonalidade e toda a biodiversidade existente na região. “Especificamente sobre a bacia do Itapocu, não existe aprofundamento científico e isso dificulta ações mais efetivas do poder público”, destaca.
A indicação foi aprovada na sessão ordinária e agora será encaminhada ao governo do Estado, por meio da Secretaria de Aquicultura e Pesca e Secretaria do Meio Ambiente.