Lunelli solicita celebração de convênio emergencial para o hospital de Xanxerê
O deputado estadual Antídio Lunelli protocolou nesta semana na Assembleia Legislativa uma indicação ao Estado, solicitando um convênio emergencial para a manutenção das atividades do Hospital Regional São Paulo, em Xanxerê.
A unidade é atualmente mantida pela Associação Educacional e Caritativa (ASSEC), sem fins lucrativos, e conta com 470 colaboradores, além de mais de 70 profissionais no corpo clínico e terceirizados. O hospital também possui credenciamento em serviços de alta complexidade em cardiologia, sendo referência para mais de 1,3 milhão de pessoas do Meio ao Extremo Oeste, e uma UTI Neonatal, com dez leitos. A estrutura é uma das mais modernas do Estado e atende casos de toda Santa Catarina.
Segundo Lunelli, os altos custos para manutenção dos serviços hospitalares especializados e as receitas do SUS são insuficientes para o equilíbrio econômico da unidade. “Neste cenário, é urgente a celebração de um convênio emergencial que assegure a continuidade das atividades prestadas pelo hospital à comunidade”, aponta o deputado.
Ele ressalta que existe um processo referente à situação tramitando na Secretaria de Estado da Saúde e que o caso merece atenção especial do governo.
No ano passado, o percentual de atendimentos realizados por pacientes do SUS ultrapassou os 100% no Hospital Regional São Paulo.
A indicação foi aprovada em sessão ordinária e segue para o Estado.