Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/02/2024 - 12h00min

Lunelli homenageia Neto, ex-zagueiro da Chapecoense, em sessão na Alesc

Imprimir Enviar

FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Hoje escritor e palestrante, ex-atleta foi reconhecido pelo seu exemplo dentro e fora dos campos

A sessão desta quinta-feira (29), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), foi especial, com a presença de Hélio Zampier Neto, ex-zagueiro da Chapecoense e um dos seis sobreviventes do desastre aéreo que vitimou 71 pessoas em novembro de 2016. Neto, como é conhecido, esteve no parlamento estadual para receber uma Moção de Aplausos em reconhecimento a sua trajetória de vida. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Antídio Lunelli (MDB).

Em sua fala, durante a entrega da homenagem, Lunelli destacou o legado de Neto para a sociedade. "A sua determinação e coragem são exemplos para todos nós. Hoje, fora dos campos, Neto compartilha sua história como palestrante, inspirando pessoas a enfrentarem os desafios da vida e a superarem as dificuldades com resiliência e determinação. E é por isso, que, com grande honra, a Alesc entrega hoje a Moção de Reconhecimento, celebrando a sua força e exemplo inspirador. Obrigado por dividir sua história conosco", comentou o parlamentar.

Craque em sua época de atuação dentro dos campos, Neto, hoje ex-atleta, escritor e palestrante, busca, através da exposição de sua história de vida, repleta de lições encorajadoras, inspirar e fortalecer as pessoas à sua volta. Casado e pai de dois filhos, Neto é conhecido por sempre exaltar os valores de fé e família. Acompanhado da esposa Simone Zampier e dos filhos, Helen e Helam, Neto recebeu das mãos de Lunelli, a homenagem.

“É muito gratificante ver que tudo que passei depois do acidente, as dificuldades e a superação, valeram a pena. Ninguém passa por uma tragédia pensando em receber homenagem, mas é algo que nos dá ainda mais vontade de fazer o que é certo, de cumprir nosso propósito e ajudar o próximo”, declarou o sobrevivente.

Ele destacou que a mensagem que gostaria de destacar nesta manhã é que todos devem viver com propósito. “Não vivam por viver. Deus escolheu cada um a dedo. O propósito faz todos superar as adversidades. Escolhi viver com propósito”, afirmou.

Neto também enfatizou em seu discurso, a luta por justiça para as famílias das vítimas. “Uma das minhas missões é ajudar aqueles que ficaram e, a expectativa, após muitas reuniões e até CPI da tragédia, é que neste ano as indenizações sejam liberadas”, disse.

Manifestações
Todos os deputados presentes na sessão se manifestaram a respeito da homenagem ao ex-jogador Neto. A emoção tomou conta da sessão. Para o presidente da Casa, deputado Mauro De Nadal (MDB), o Parlamento abraça e endossa esta iniciativa do deputado Lunelli. “ É um reconhecimento para um homem que virou exemplo de coragem, de superação e de resiliência para todos os catarinenses”, destacou o presidente.

Neto dentro dos campos
Neto, nascido em 16 de agosto de 1985, no Rio de Janeiro, teve uma carreira no futebol marcada por determinação e talento, passando pelo Francisco Beltrão em 2006, Paraná, Vasco da Gama, Cianorte, Guarani e Metropolitano. Em 2015 vestiu a camisa da Chapecoense, onde teve momentos de brilhantismo e foi um dos líderes da campanha histórica da Chapecoense na Copa Sul-Americana.

Sobrevivente
A madrugada do dia 29 de novembro de 2016, ficará marcada para sempre na história do futebol mundial. Na data, o voo, que partiu de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e levaria a delegação da Chapecoense para o Aeroporto Internacional José María Córdova, na Colômbia, caiu nas montanhas, enquanto fazia o procedimento de aproximação.

Ao todo, 71 pessoas perderam a vida, entre atletas, comissão técnica, jornalistas, diretores e comissários de bordo. Seis pessoas sobreviveram, entre elas, Hélio Hermito Zampier Neto.

Acompanhe Lunelli


Lunelli
Voltar